AÇAÍ BRANCO E SUAS DIFERENÇAS PARA O ROXO
Saiba quais são as principais diferenças entre o açaí branco e o roxo.
O açaí roxo é o mais conhecido no Brasil e possui vários tipos. Possui uma coloração mais escura e ficou popular por ser um ótimo energético, especialmente para quem pratica atividades físicas. O fruto roxo possui antocianinas, responsável por melhorar a circulação sanguínea e consequentemente é capaz de proteger o coração acerca do acúmulo de gordura. A antocianina também é capaz de combater células mortas do organismo, assim propicia um aspecto de pele mais saudável e de melhor aparência.
Já o açaí branco, também denominado como açaí tinga, é mais caro que o convencional e não tem a antocianina (que é responsável pela pigmentação roxa). Uma vantagem em relação ao roxo, é que devido a sua pigmentação mais clara não causa mancha nos dentes e nem nas roupas. A versão mais clara possui teor menor de polifenóis (as antocianinas) e de lipídios, sendo considerada como uma versão mais leve e light. Todavia, tem os mesmos benefícios para a saúde.
Açai branco é mais apreciado no Pará, mas o roxo já caiu no gosto popular em todo restante do país. Pesquisadores da Embrapa Amazônia Oriental afirmam que o açaí branco não é uma espécie diferente do roxo já conhecido. Trata-se de um ecotipo que acontece de maneira natural nas espécies de açaizeiro no decorrer do estuário amazônico.
QUAIS AS SEMELHANÇAS ENTRE O AÇAÍ BRANCO E ROXO?
As duas variedades de açaí, branco e roxo, são muito nutritivas, uma vez que são ricas em fibras, ferro, fósforo, proteínas, potássio e cálcio. Além disso, também são fontes de vitaminas B1, C e E, tendo a versão branca também a vitamina A, assegurando um ótimo funcionamento do sistema nervoso. Geralmente, o açaí é muito consumido por atletas como uma fonte de reposição energética.
Além disso, o fruto também pode ser benéfico para prevenir doenças como o câncer, tendo em vista que bloqueia os genes causadores da patologia e atrasa a evolução dos tumores. Por causa da quantidade de fibras, também ocorre a melhora do funcionamento do intestino. Ambas variedades possuem os mesmo benefícios para a saúde
Apesar dos inúmeros benefícios, o açaí possui alto valor calórico, então, precisa ser consumido com moderação, especialmente em dietas restritivas de calorias. Porém, é importante dizer que essa alta quantidade de gordura é composta por gorduras monoinsaturadas (60%) e poli-insaturadas (13%), que consegue auxiliar na redução do colesterol ruim, o LDL, e melhorar significativamente o colesterol bom, o HDL.
QUAL A ORIGEM DO AÇAÍ?
O açaizeiro, também chamado de palmeira-açaí, é a planta monocotiledônea da família Arecaceae, nativa da região amazônica. Assim, além do Brasil, tal região abrange também países como Peru; Equador, Guianas; Colômbia e Venezuela. No Brasil, cerca de 90% da produção de açaí está concentrada no Pará.
O palmeira do açaí, tanto roxo quanto branco, podem chegar a ter mais de 20 metros de altura, sendo os frutos em formato de cachos. Ressalta-se que cada palmeira pode conter aproximadamente quatro cachos durante um ano e cada cacho produz em média de 3 a 6 quilos do fruto.
Há diversos tipos de açaí, que são determinados de acordo com a sua cor ou forma física, ou seja, há o açaí roxo (ou preto), açaí branco, açaí espada; açaí sangue de boi. Também é interessante mencionar que além do fruto, do açaizeiro é possível aproveitar as folhas, palmito, tronco e raízes. Assim, a população ribeirinha consegue fazer artesanato como bolsas e acessórios e até mesmo casas! Assim, o açaí acaba sendo uma atividade de subsistência da população local.
FORMAS DE CONSUMO DOS TIPOS DE AÇAÍ
O açaí roxo é consumido no Norte do país com pratos salgados e doces, bem como em forma de suco. Nessa região também é muito comum servir o açaí com farinha de mandioca ou tapioca, além disso, pode acompanhar pratos típicos como peixes. Há também o vinho de açaí, que passa pelo processo de amassar o fruto e fermentação.
Já no restante do país é consumido como uma sobremesa, sempre gelado, com frutas, caldas doces, granola, leite em pó, como se fosse uma espécie de sorvete que se tornou muito popular.
Sendo assim, o açaí branco não difere no seu modo de comum, podendo ser consumido como picolé, sorvete, com a polpa processada in natura ou congelada. Todavia, seu consumo é mais comum na região norte, especialmente no estado do Pará, tendo em vista que não é muito conhecido no resto do Brasil.