Como empreender no Brasil
As dificuldades em Como empreender no Brasil
Nosso país Brasil possui 27 federações que são os ditos estados brasileiros. Como empreender no Brasil é também uma pergunta que fica na cabeça de milhares de brasileiros e também que estrangeiros que querem fazer negócios por aqui. Seja na modalidade física ou digital, a verdade é que o país mesmo com muitos desafios é um oceano de oportunidades.
Apesar da alta carga tributária e também com um sistema complexo capaz de confundir até mesmo contadores, vamos falar aqui coisas que você precisa saber. O fato é que ter um negócio no Brasil não é para amadores, embora muitos o faça, logo podem constatar que nem tudo que reluz é ouro. Em 2021 mais de 1,4 milhão de empresas fecharam as portas no Brasil. Entretanto no país já somam quase 20 milhões de empresas abertas e 70% delas são pequenas.
Considere montar um negócio no Brasil, porém é algo a se pesquisar muito e se puder contrate especialistas para diminuir sua margem de erro. São muitas variáveis a se considerar, qual estado abrir, qual cidade. Se é venda de produto físico, digital, se terá um ponto comercial. Aumentou também muito a quantidade de negócios online no país de diversos tamanhos. Mas há muitas oportunidades por aqui na terra do carnaval, churrasco e cerveja.
Por onde começar em um país tão grande
Para quem já vive no país essa escolha é menos complicada, pois é sempre mais fácil se iniciar por onde conhecemos. Mas há bons exemplos de empreendedores que saem de suas cidades e estados para iniciar essa jornada de Como empreender no Brasil fora da sua zona de conforto. Digamos que com boa dose de conhecimento e até mesmo um networking adequado para o ramo de negócio onde vai entrar, já sairá na frente. Outro ponto de atenção no Brasil é a lei trabalhista, mas essa é também uma das questões mais complexas.
Porque no Brasil também não tem um custo tão baixo manter um funcionário e você pode considerar a casa de 50% para mais a depender de alguns fatores. Nosso país traz cosigo um modelo de lei trabalhista ultrapassado que não favorece as empresas e nem tão pouco os trabalhadores. Quando o assunto é contratar muitas empresas sofrem com a burocracia e os altos tributos envolvidos na operação.
O fato é que para iniciar sua jornada de empreender no Brasil a primeira coisa a fazer é procurar uma boa contabilidade e um bom advogado, porque um profissional complementa o outro. É preciso se informar de diversas particularidades que somente esses dois profissionais saberão lhe orientar de forma adequada. Considere também ter um bom gerente de banco para lhe ajudar em suas finanças empresariais.
Comece pequeno mas sonhe grande
Um país como o Brasil a depender do que se vende e como, pode ser uma oportunidade exponencial. A forma de vender e onde são fatores determinantes que podem fazer seu negócio decolar por aqui. Com uma população de mais de 214 milhões de pessoas com auto comportamento de consumo, não é difícil vender bem no país. A internet colaborou para que muitas empresas crescessem de forma brutal nas vendas.
O caminho online se seu produto ou serviço assim permitirem pode ser a facilitação para você chegar em todo o Brasil de forma mais rápida. Digamos que se você tem um negócio de bairro, vender para outros estados só será possível através da internet. Mas com um negócio fisico você também pode vender em diversos pontos da cidade ou até mesmo abrir outros pontos de venda. Algo que é muito comum em negócios que começam a obter certo êxito em suas cidades e querem expandir para outros locais.
O fato é que conforme diz o título aqui, você pode começar pequeno, mas nada impede de sonhar grande em um país como Brasil. Todos os anos você vê vários exemplos de empreendedores que sairam do absoluto zero e chegaram em lugares que jamais imaginaram chegar. Negócios de diversos tipos e tamanhos, físicos e online, os brasileiros tem boa fama no mundo dos negócios por não terem medo de arriscar e ousar. Nossa ousadia faz até mesmo aventureiros darem certo em um negócio e triunfar em um negócio onde ninguém acreditava por exemplo.
Como empreender no Brasil: Considere vender em vários canais
Você já ouviu a palavra Omnichannel? Se não, essa pode ser uma boa chave para seu sucesso quando o assunto é Como empreender no Brasil. Trata-se de um modelo de negócio muito utilizado por grandes players e que vem sendo cada vez mais comum entre as pequenas e médias empresas. Há empresas que não medem esforços para ampliar seus pontos de contato e venda com os clientes e isso faz uma enorme diferença em um mercado tão grande como o nosso.
Vamos dar aqui um exemplo de como isso pode funcionar, a partir daí considere avaliar e ver se isso faz sentido a você e seu negócio. Digamos que você tem uma loja de roupa como um comércio tradicional na rua, então você pode abrir uma loja online, a seguir você automatiza a operação. Logo você abre espaço para que seus clientes comprem online e retirem na loja. Outra coisa que pode ser feita, utilizar pessoas com catálogo para vender seus produtos seja fisicamente ou também online.
Perceba que conforme você vai abrindo o leque, vai aumentando a quantidade de pontos de contato com seus clientes. Naturalmente você amplia as possibilidades de vendas em diversos canais que são os pontos de contato que terá com seus clientes. Você vai perceber um crescimento e vendas que não esperava, acontecerem por uma simples estratégia. Muitas são as empresas e comércios que poderiam estar adotando esse modelo, mas acham complexo demais, entretanto acabam deixando muito dinheiro na mesa. Essas foram nossas considerações em Como empreender no Brasil, considere mergulhar em estudo sobre nosso mercado e ótimos negócios.