Previdência Privada

Você está preocupado com a sua aposentaria? Confira nesse guia completo para saber qual a melhor Previdência Privada e quais planos é o melhor para você investir.

Então, é extremamente comum pensar na aposentadoria, como algo distante e que parece que nunca vai chegar. Porém é na hora que ela chega e se você não se preveniu, acaba com um baita problema financeiro para resolver.

A boa notícia é que existem vários planos de Previdência Privada no mercado. Então, as instituições financeiras como corretora de valores e bancos oferecem inúmeras opções para cada tipo de investidor . E poupar para aposentadoria com um plano de Previdência Privada é uma excelente opção, para quem tem dificuldades em fazer um planejamento sozinho de tão longo prazo

Aposentadoria Privada

Como funciona os planos de previdência

Os fundos de previdência se parecem com os fundos de investimentos comuns. Então os fundos de previdência são feitos com a intenção que os investidores guardem o dinheiro para a aposentadoria. Um jogo de investimento a longo prazo, mas para que tenha uma melhor rentabilidade na aplicação.

Existe uma diferença entre fundos de previdência e planos de previdência. Os planos de previdência são produtos que o investidor adquire, onde as instituições financeiras fazem a gestão dos valores e do prazo. Isso ocorre para que mais tarde, o investidor obtenha uma determinada renda.

Já os fundos de previdência, funcionam como um veículo de investimento em si. Então o investidor que contrata o plano terá seus recursos aplicados em um fundo de previdência. O gestor (investidor) da carteira que determina o que comprar ou vender e quando, porque é o resultado dessas operações que renderão os ganhos ou perdas para o investidor.

O período em que o investidor está poupando o dinheiro no fundo de previdência, denomina-se período de “acumulação”, mas seguido pelo período de usufruto, fase em que o dinheiro será recebido de volta em forma de benefício e poderá ser utilizado.

Planos Abertos x Planos fechados

Existem dois tipos de planos de previdência: mudando somente quem pode ou não participar deles. Os planos abertos são vendidos pelas instituições financeiras onde qualquer pessoa tem a possibilidade de fazer a adesão. A previdência aberta precisa seguir as regras regulamentadas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), órgão do Ministério da Economia responsável pela fiscalização do segmento.

Planos fechados, conhecidos como fundo de pensão, são criados por empresas ou entidades para anteder exclusivamente os funcionários ou associados. Então, muda também o órgão responsável pela fiscalização, que nesse caso é a Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), também ligada ao Ministério da Economia.

Tipos de Previdência Privada

Existem dois tipos de Previdência Privada:  o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) e o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre). Ficou confuso? vou detalhar melhor cada um deles. Contudo mais basicamente o que muda é forma de declaração no imposto de renda IRSS.

PGBL – indicado para quem entrega a declaração do imposto de renda no modelo completo, aproveitando os benefícios fiscais. Quem contrata o PGBL, pode deduzir as contribuições realizadas na sua renda bruta tributável em ate 12% ao ano.

VGBL– indicado para os investidores que fazem a declaração do imposto de renda no modelo simplificado, então não tem benefício fiscal. Para quem quer investir no VGBL, é indicado em uma ocasião: caso o investidor queira aplicar mais de 12% de renda em previdência privada.

Vantagens e Desvantagens da Previdência Privada

. A Previdência Privada é uma ferramenta completa para o investidor entender quanto deve poupar para receber no futuro. Esse tipo de cálculo os investidores com pouca experiência tem dificuldades para elaborar por conta própria e saber exatamente quanto poupar para a sua aposentadoria.

Então, isso tem um preço e as instituições financeiras ou bancos cobram taxas administrativas porque fazem a gestão, e então normalmente as taxas são elevadas, tomando uma boa parte de seus ganhos. Que se você aplicasse sozinho em outros produtos, estaria economizando.

Os benefícios tributáveis nos planos de previdência representam uma vantagem. Eles podem fazer uma grande diferença se o investidor for disciplinado e reaplicar os valores os benefícios que se tem no IRRS.

A tabela de progressão do IR na hora do resgaste também é um ponto positivo. Por causa de que é sabido que para aplicações que superam os 10 anos de prazo, a alíquota é mais baixa comparado á investimentos que não são isentos de tributação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *