APOSENTADORIA PRIVADA.
COMO FUNCIONA:
Uma aposentadoria segura não acontece do nada, portanto, aposentadoria privada, como funciona e como fazer um planejamento são as principais dúvidas. De fato, é preciso comprometimento e, obviamente, dinheiro.
Independentemente da sua idade, planejar a aposentadoria é uma parte importante da sua jornada financeira.
Com certeza, para a maioria de nós, a aposentadoria é a principal razão pela qual começamos a economizar. Afinal, quando você se aposentar, estará gastando seu pé-de-meia em vez de construí-lo.
Descubra agora tudo sobre aposentadoria privada, como funciona e leia este guia completo.
Aposentadoria Privada, como funciona?
De fato, você pode ter ouvido falar sobre aposentadoria privada, sendo que é muito usado entre investidores. Mas o que é exatamente e por que isso importa para sua aposentadoria?
Os Esquemas Privados de Aposentadoria são um esquema voluntário de poupança e investimento de longo prazo. Inclusive, eles foram projetados para ajudá-lo a economizar mais para sua aposentadoria.
Primeiramente, escolha para qual provedor e determine um fundo correspondente que você deseja contribuir. Depois, sinta-se à vontade para escolher mais de um fundo, afinal, você pode distribuir suas contribuições entre mais de um fundo.
Além disso, o contratante faz recolhimentos periódicos durante o período de acumulação e, depois, você pode resgatar o dinheiro investido. Aliás, tanto a maneira de contribuir quanto a forma de sacar a aposentadoria variam de acordo com o plano escolhido.
Por exemplo, uma pessoa pode fazer um depósito único e resgatar o saldo total depois de algum tempo. Além disso, o contratante pode realizar aportes mensais, durante certo tempo e, após o período de contribuição, resgatar o investimento sob a forma de renda mensal vitalícia.
Quem precisa de aposentadoria privada?
A aposentadoria privada, como funciona e saber quem precisa é o começo para começar a investir. Além disso, essa pode ser uma boa maneira de economizar para a aposentadoria. Inclusive, é muito importante para reforçar qualquer renda que você possa receber da Pensão do Estado e do INSS, que é referente ao tempo de contribuição e valor contribuido.
Portanto, você pode abrir uma aposentadoria privada, como funciona e mesmo que tenha uma previdência no local de trabalho, você pode investir. Com certeza, os empregadores são obrigados a contribuir para o INSS em prol de seus funcionários, como um benefício na empresa.
Se você não tem uma aposentadoria no local de trabalho, talvez porque optou por sair do plano ou é autônomo, iniciar uma aposentadoria privada, como funciona e fazer o seu requerimento, é uma maneira de alavancar suas economias para a aposentadoria.
No entanto, tente investir tanto no local de trabalho, quanto nas opções privadas. Afinal, os empregadores contribuem para o órgão governamental, assim como o INSS ou SPPrev, referente ao local de trabalho, sendo que você pode adicionar um pouco mais ao pagar uma aposentadoria privada.
Previdência Social e Previdência Privada: Quais são as diferenças?
Para descobrir sobre aposentadoria privada, como funciona e as características, vamos entender a Previdência Social. De fato, ela é oferecida para todos os brasileiros, sendo que a previdência social garante que as pessoas tenham sua garantia de receber uma fonte de renda por invalidez, aposentadoria ou casos de doença e morte.
Primeiramente, ela é um dos benefícios mais tradicionais, sendo que toda pessoa que possui o registro em carteira é assegurada pela previdência social. E tem a sua contribuição mensal recolhida pelo órgão responsável, descontado automaticamente em folha.
Certamente, os trabalhadores que possuem carteira assinada fazem o pagamento da contribuição mensal obrigatória para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), que é administrado pelo INSS. Sendo que o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no caso dos servidores públicos, também é devido.
Para finalizar, a única desvantagem é que na pública, o contribuinte não tem nenhuma influência sobre o seguro, sendo que deve seguir as regras impostas pela legislação.
Qual o melhor tipo de aposentadoria privada?
Existem duas formas de investir em aposentadoria privada, como funciona:
- Previdência privada aberta
- Previdência privada fechada.
De fato, os planos de aposentadoria privada fechados são ofertados pela empresa e seus associados, sendo que eles são conhecidos como fundos de pensão e podem, até mesmo, ser patrocinados. Além disso, podem ser instituídos, quando o beneficiário quita o valor total.
Em contrapartida, a aposentadoria privada, como funciona os planos previdenciários abertos/ Eles são aqueles que está aberto para qualquer tipo de pessoa contratar, sendo que está disponível em dois formatos.
- PGBL – Plano Gerador de Benefício Livre
- VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre.
Embora sejam muito parecidos, o que é diferente entre os dois é que o Imposto de Renda (IR) é calculado e descontado de formas diferentes.