Viver em Portugal

Viver em Portugal pode ser uma opção para você.

Massiva ida de brasileiros para Viver em Portugal tem seus motivos, entenda e veja se faz sentido para você também. Já fazem alguns anos que muitos brasileiros tem feito suas malas. Embarcando sozinhos ou com suas famílias à terra do bacalhau e do vinho do Porto.

São famílias de todos os níveis sociais que encontraram em Portugal, não um país perfeito mas um lugar mais tranquilo. Onde as coisas fazem um pouco mais de sentido, apesar das saudades de amigos e familiares.

Viver em Portugal – Ponte Dom Luís I

Muitos trazem consigo muitos sonhos e esperança de uma vida melhor. Apesar de Portugal ter um dos menores salários minímos da Europa. Ainda sim é um país mais seguro e muito tranquilo para se viver e criar filhos. Um ambiente onde o custo de vida permite viver de forma mais tranquila e justa.

Motivos para saída do Brasil

Se fossemos entrevistar cada brasileiro que desembarca nos aeroportos de Portugal, seja Lisboa ou Porto, vamos constatar muitas histórias das mais variadas. Mas a verdade é que um dos motivos mais presentes é a violência em sua terra natal, um problema crônico no Brasil que parece nunca ter fim. Aliado a isso, os mais variados problemas de ordem econômica e política, acabam por atrair os olhos dos brasileiros à outros países. Pelo mundo afora e a terra dos antepassados de muitos brasileiros tem sido o queridinho para as pessoas decidirem Viver em Portugal.

O número de brasileiros segundo o SEF – Serviço de estrangeiros e fronteiras nesse ano de 2022 já ultrapassou 250 mil e bateu o recorde. Esses dados ainda não incluem quem está de forma irregular no país.

Estima-se que esse número seja bem maior, pois uma grande fila para regularização de estrangeiros no SEF que torna os dados ainda não atualizados. Muitos tem sido atraídos pelas políticas de imigração mais facilitadas a estrangeiros em Portugal, que sofre com uma alta escassez de mão-de-obra.

Desafios em solo Português

Todo brasileiro acredita que a falta de barreiras no idioma, clima e uma culinária mais próxima do que temos no Brasil, são motivos suficientes para uma imigração tranquila para essa terra maravilhosa. Entretanto engana-se quem acha que não terá desafios por aqui.

Vamos começar pelo clima, que para a região sul de Portugal pode parecer mais parecido com o Brasil. Mas que para o norte já pode parecer mais com o sul do Brasil. Já o inverno bem mais rigoroso que em muitas regiões do Brasil, o que faz muitos setirem a diferença quando o assunto é Viver em Portugal.

O idioma que muitos acham parecido, tem sim sua questão similar. Entretanto há palavras que o significado nada tem haver com o português do Brasil e com sotaque bem diferente também. Aliado a isso a rapidez com a qual os portugueses falam a depender de cada região do país e se está mais nos grandes centros ou no interior.

Portugal tem 18 distritos que no Brasil são como os estados, nosso blog já esteve a conhecer todos os distritos e suas capitais. Podemos constatar a beleza e peculiaridade que cada cantinho desse país tem a oferecer de belezas e curiosidades, Viver em Portugal tem seus encantos.

Segurança e Saúde de Portugal

Quando o assunto é segurança, Portugal foi considerado o 4º país mais seguro do mundo e isso não foi à toa, basta andar pelas ruas em Portugal, em todos os distritos essa segurança é sentida por quem vem Viver em Portugal, não só isso, os quase 10 milhões de turistas que Portugal recebeu em 2021 sentem a mesma coisa.

Há casos no país de pequenos delitos ou roubos, mas são casos bem exporádicos, nada comparado como estamos acostumados a ver no Brasil e seus notíciários, nas ruas principalmente nas capitais dos distritos. Nas grandes metrópoles como Lisboa, Porto e outras mais visitadas por turistas é muito comum você ver turistas com celulares e cameras nas mãos a tirar fotos e registrar os momentos sozinhos, em casal ou famílias.

Tudo isso faz de Portugal um excelente destino de muitos turistas de todo o mundo principalmente europeus. No quesito saúde, Portugal é muito bem atendido, entretanto tem sofrido um pouco com alto índice de estrangeiros a vir viver no país a utilizar os serviços públicos de saúde. Pois o aumento da população é notório e a falta de políticas públicas por parte do governo para resolver a questão. Mas ainda assim, é um serviço satisfatório.

Empregos para estrangeiros em Portugal

O país vive um grande problema com falta de mão de obra em diversos setores da economia já há algum tempo. São setores importantes como indústria, comércio, turismo e construção civil. Em Portugal atuam agências de recursos humanos especializadas em recrutar mão de obra estrangeira afim de resolver a questão. Entretanto a mão de obra que chega encontra outros problemas como dificuldade de encontrar um imóvel para alugar que esteja dentro do orçamento do país. Mas em todo país há milhares de vagas a serem preenchidas nos setores mencionados acima. O país convida estrangeiros a se mudarem para lá com suas políticas de imigração e diversos programas de vistos para estrangeiros. Se esse artigo fez sentido para você, esteja atento e acompanhe nosso blog que virá com muito mais informações e dicas sobre Portugal.

7 thoughts on “Viver em Portugal

  • janeiro 4, 2023 em 1:57 pm
    Permalink

    Quero mais informações sobre a imigração legal. Quais são os programas ou agencias portuguesas de confiança que poderia entrar em contato e me candidatar a vagas de trabalho

    Resposta
    • janeiro 5, 2023 em 2:46 pm
      Permalink

      Olá Carla !
      Vai sair um artigo completo sobre isso em breve, mais já vou citar algumas agências de trabalho:
      Randstadhttps://www.randstad.com.br/
      Adeccohttps://adecco.com.br/
      Talenter https://www.talenter.com/

      Resposta
    • janeiro 9, 2023 em 2:10 pm
      Permalink

      Quero migrar pra Portugal a trabalho

      Resposta
      • fevereiro 19, 2023 em 3:25 pm
        Permalink

        Movido pela confiança.
        Estou me preparando pra morar em Portugal.

        Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *