PASSO A PASSO CIDADANIA ITALIANA
Nem é preciso dizer que a história familiar de cada pessoa é diferente, portanto, resolvemos criar o passo a passo cidadania italiana.
Ao se preparar para iniciar o processo de cidadania italiana, pode ser uma ótima ideia ter um guia passo a passo para que você possa concluir as tarefas necessárias que ajude a realizar o processo da maneira mais eficiente possível.
Antes de fazer qualquer outra coisa, você precisa descobrir se tem qualificação para realmente fazer o passo a passo cidadania italiana.
PASSO A PASSO CIDADANIA ITALIANA
Primeiramente, vamos ter que saber um pouco da sua história. Qual é o ancestral italiano que você pode reivindicar? As informações necessárias são acessíveis? Você vai precisar saber onde, o nome da cidade e a data de nascimento na qual o seu antepassado nasceu na Itália.
Descubra também os pseudônimos possíveis usados por esse antepassado. Caso ele seja naturalizado, descubra quando esse ancestral se naturalizou. Além disso, descubra os nomes de todos os indivíduos na linha italiana do requerente e suas datas de nascimento e casamento.
Em segundo lugar, será necessário confirmar sua elegibilidade para o reconhecimento da cidadania italiana. Isso dependerá muito das informações que você encontrou na etapa anterior. Depois, você vai precisar obter os certificados e registros necessários.
Para a reivindicação de cidadania italiana, os primeiros 3 registros que recomendamos obter seriam a certidão de nascimento de seu antepassado italiano e a certidão de nascimento da pessoa seguinte na fila. No entanto, alguns candidatos podem conhecer esses detalhes antes de ter os documentos em mãos para confirmar essas informações vitais.
Depois de receber as cópias dos documentos que confirmam sua elegibilidade, você pode marcar sua consulta com o consulado italiano, pois as consultas geralmente são marcadas com bastante antecedência. De fato, você provavelmente terá tempo antes de sua consulta e deverá ter tempo suficiente para realizar as próximas etapas.
Reunir seus documentos antes de marcar sua consulta pode atrasar desnecessariamente seu passo a passo cidadania italiana!
Enfim, depois de confirmar todas as informações nos documentos adquiridos, assim como: certidões de nascimento, casamento, divórcio, óbito e alterações de nome, todos os documentos que comprovam a linha familiar de descendência de seu ancestral italiano até você devem estar em suas mãos.
Documentação necessária:
- Estratto dell’Atto di Nascita, em original, emitido pelo Comune competente, contendo filiação. (certidão de nascimento do parente italiano)
- Requerimento para Atribuição de Nacionalidade Italiana
- Comprovante de residência atual
- Certidões de nascimento/casamento e óbito de toda a linha ascendente até o italiano, traduzido e apostilado
- Cópia Autenticada do Documento de Identificação com data de expedição de no máximo 5 anos atrás
Essa documentação pode ser feita com ajuda de um advogado. Seja via paterna ou materna, podem ser exigidos outros documentos, além da exigência de que todos sejam traduzidos.
Mais passos para ser um italiano de verdade…
Um dos requisitos no passo a passo cidadania italiana é ter as Certificações, legalizações e traduções de todos os registros não italianos. Nesta etapa, uma vez que você tenha recebido todos os seus documentos necessários, você precisará garantir que os registros não italianos tenham as devidas autenticações.
Depois de coletar todas as cópias autenticadas, você precisará traduzir esses documentos. Se você planeja se inscrever na Itália, também será necessário ter suas traduções certificadas, mesmo que esteja fora da Itália.
O próximo passo é comparecer à sua reunião e solicitar o reconhecimento da sua cidadania italiana. Ao solicitar a cidadania italiana por descendência, seja por meio de um consulado ou diretamente na Itália, será necessário que todos os requerentes adultos compareçam pessoalmente ao consulado ou a uma prefeitura municipal italiana.
Os documentos serão examinados e verificados minuciosamente por um funcionário responsável. É nesse momento que o funcionário decidirá se é necessária ou não documentação adicional. Quando um candidato se inscreve por conta própria, infelizmente, é uma ocorrência comum, pois é muito fácil ignorar os pequenos detalhes.
Após concluir a cidadania italiana, vamos ao passaporte!
Se você mora fora da Itália e obteve o reconhecimento de cidadania, precisará confirmar sua inscrição no AIRE (Registro de Cidadãos Italianos Residentes no Exterior do Governo Italiano), que permite a obtenção do passaporte italiano. Para fazer isso, você terá que ir até o consulado italiano para solicitar seu passaporte italiano.
Antes de mais nada, para concluir seu passo a passo cidadania italiana, se você completou o processo na Itália, não é necessário o registro AIRE e você será registrado no município onde se inscreveu.
Em primeiro lugar, você precisará obter sua carteira de identidade italiana no município local de sua residência italiana. Depois disso, você poderá marcar uma hora para solicitar seu passaporte na sede da polícia italiana local. Porém, em algumas localidades ainda é possível solicitar o passaporte italiano sem hora marcada.
Lembre-se, é antes desta etapa que você já é oficialmente um cidadão italiano. Esta etapa final é simplesmente um procedimento para solidificar seu status e fornecer uma prova tangível de que você é um cidadão italiano oficialmente reconhecido!
PASSO A PASSO CIDADANIA ITALIANA
Critérios para ter a sua cidadania italiana e quanto tempo leva?
Agora que você já sabe o passo a passo cidadania italiana, os critérios para o seu requerimento é válida aos descendentes, sem interrupção e sem limite de gerações. Mas veja bem, existe uma exceção.
Caso a mulher na sua linha de ascendência tenha filhos antes do período de 01/01/1948, ou seja, se a sua cidadania advém da mulher (bisavó, avó, mãe), o procedimento é judicial diretamente na Itália.
Então ,se você tem qualquer parente italiano, na sua ascendência, temos boas notícias! Inclusive, se você for casado, no mínimo de 1 a 3 anos, com um italiano(a), vai poder se naturalizar.
O tempo da cidadania é determinado pelo consulado ou pela comune. Caso faça pelo consulado, existem relatos de espera entre 2 a 10 anos. Já na Itália, o prazo costuma demorar entre 3-6 meses, mas também varia conforme a comune.