CONSIDERE MORAR NA ITÁLIA COMO UMA ÓTIMA OPÇÃO

Não aguenta mais o Brasil? Quer morar na Itália? Infelizmente, o Brasil não vive seus melhores momentos. Embora seja um país com grande potencial econômico, social e cultural, o Brasil continua sendo apenas um país de terceiro mundo.

Pensando nisso, para quem busca melhor qualidade de vida e segurança, morar na Itália ou em outros países da Europa, é uma ótima opção, principalmente para quem é descendente.

A seguir, vamos falar um pouco sobre como você pode morar na Itália e claro, os principais motivos para você considerar esta ideia.

Itália.

Por que morar na Itália

Hoje em dia, muitos brasileiros querem sair do país em busca de algo melhor e encontram na Itália tudo que sonham em viver. Você sabe por quê? Além de ser um país rico, cultural, social e economicamente, é um país com paisagens belíssimas.

Além de belas países, para quem já experimentou um prato típico italiano, sabe a quanto saborosa é a gastronomia italiana. Principalmente para quem quer descansar e fugir da vida agitada, com certeza a Itália é o lugar ideal.

Até porque, enquanto que aqui no Brasil a procrastinação é algo que as pessoas querem eliminar, na Itália, as pessoas vivem de forma tranquila, sem pressa, aproveitando da melhor forma possível cada mínimo segunda da vida.

Quer um local agitado? Quer trabalhar incessantemente? Tudo bem também! Em grandes cidades, como Roma e Milão, por exemplo, a vida é extremamente agitada.

Em pequenas cidades da Itália, não é nada anormal ver empresas, principalmente lojas fechadas por 2 horas no horário de almoço, em muitos casos, algumas empresas abrem somente meio período.

Como eu faço para morar na Itália?

Gostou da ideia de morar na Itália? Infelizmente, para quem deseja morar neste país de primeiro mundo, é preciso ter um visto de residência e um Permesso di Soggiorno.

O que é isso?

Em resumo, este nome em Italiano nada mais é que um documento oficial que permite que você resida no país como um cidadão Italiano. Neste caso, você precisa tanto do Visto de Residência, como do Permesso di Soggiorno.

Em outras palavras, o visto é a sua autorização para entrar no país, já este documento é a autorização para você residir no país, seja para estudo, trabalho ou mesmo para uma mudança definitiva. Ficou claro?

Bom, dando continuidade, para você que deseja morar na Itália, é de suma importância estar enquadrado em um dos critérios abaixo, são eles:

  • Estudo;
  • Trabalho;
  • Investimento;
  • Aposentado.

Como assim aposentado? Exatamente! Recentemente foi feito um acordo entre o Governo Federal Brasileiro através do INSS e o INPC (INSS Italiano). Sendo assim, atualmente, você que é aposentado no Brasil pode usufruir toda a sua aposentadoria em solo Italiano.

Como morar na Itália com Cidadania Europeia

Como mencionado anteriormente, para quem vem do Brasil, é de suma importância estar dentro de uma das 4 categorias acima. Entretanto, se você possui Cidadania Europeia, ou seja, possui autorização para morar em 1 país do grupo da União Europeia, você também pode morar na Itália.

Sendo assim, se você possui o visto de Portugal, por exemplo, mas não quer morar em Portugal, segundo o tratado europeu, você pode, sim, viver na Itália.

Na verdade, além de morar no país, você tem direito de trabalhar, estudar e usufruir tudo que a Itália oferece como se fosse um cidadão legítimo no país.

Preciso de visto para morar na Itália?

Sim, você precisa de Visto para morar na Itália! Assim como acontece nos EUA, tanto para entrar, como para morar, é preciso de visto.

Porém, felizmente, caso você não tenha cidadania europeia, o visto italiano é muito simples de tirar, basta ir até um Consulado ou uma Embaixada Italiana próxima a sua casa.

Custo de Vida na Itália

Enfim, quanto você acha que é o custo de vida na Itália? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o custo de vida na Itália é muito mais barato do que aqui no Brasil, cerca de 1.300 Euros por mês.

Neste momento, você não pode fazer a conversão de Euro para Real, até porque, quem trabalha na Europa ganha em Euro, não é mesmo? Ou seja, imagina você pagando aluguel, gás, luz, água, internet, alimentação e ainda sobrar um dinheirinho para o lazer, tudo isso por 1300 Euros.

Vale lembrar que o salário mínimo da Europa também é maior que o do Brasil, cerca de 1400 Euros.

E a saúde?

Enquanto no Brasil nós temos o SUS, na Itália eles possuem o SSN. Ou seja, além de todas as vantagens, incluindo o custo de vida, o Sistema de Saúde também é gratuito. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *