COMO MORAR LEGALMENTE NOS EUA 

Saiba como você pode morar legalmente nos EUA, sem se preocupar em ser deportado.

Os Estados Unidos da América são um país extremamente procurado por brasileiros e pessoas de várias nacionalidades para emigrar. No entanto, viver ilegalmente no país pode trazer sérios problemas e consequências. Uma vez que se a pessoa que está vivendo ilegalmente for descoberta poderá ser deporta e impedida de voltar ao país.

Sendo assim, se você deseja morar nos EUA, faça de uma maneira legal, para ter tranquilidade de poder usufruir de tudo que o país pode te proporcionar. Então, é indispensável que sua documentação esteja totalmente correta para então pleitear o Green Card. (documento que garante a permanência nos EUA de forma legal).


Morar legalmente nos EUA não é um sonho distante, desde que siga algumas regras.

QUAIS AS MANEIRAS DE MORAR LEGALMENTE NOS EUA?

Há três formas de residir legalmente nos EUA, assim é primordial que você tenha todos os vistos disponíveis. Para ficar ainda mais facilitado decidir qual processo será mais vantajoso e ágil para você.

A primeira maneira é através do visto, você pode ter uma das categorias: visto de imigrante ou visto de não imigrante e depois solicitar o Green Card (desde que cumpra os requisitos).

A segunda forma é sendo um cidadão norte americano. Dessa maneira é possível conseguir se naturalizar e obter a cidadania depois de alguns anos sendo um residente permanente ou por meio de casamento também.

A terceira maneira é obtendo a residência permanente, ou seja, tendo a concessão do tão famoso US Permanent Resident Card, ou seja, o Green Card.

QUAL A DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA MORAR LEGALMENTE NOS EUA?

A documentação precisa estar atualizada, ou seja, o passaporte, o comprovante de vacinação e o visto são papéis fundamentais e obrigatórios para quem quer ir residir legalmente nos EUA.

Sobre o visto, a Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos fazem o agendamento que aí o requerente marca e faz a entrevista. O custo do visto gira em torno de $ 160 a $240. Podendo ter validade de até 10 anos para viagens, isto é, você pode viajar para lá até o prazo vencer. Todavia, se você quer morar de forma legal nos EUA esse prazo não se aplica.

Sendo assim, para morar legalmente nos EUA você pode entrar com um visto de imigrante ou com um visto de não-imigrante e permanecer residindo no país durante a validade do visto. Outra alternativa é entrar com o visto de não-imigrante e quando antes de vencer sua validade, fazer o requerimento para a troca de um visto de imigrante ou para o tão sonhado Green Card que é o documento que garante a residência permante.

COMO CONSEGUIR O GREEN CARD?

O tão almejado Green Card é o documento fundamental para quem quer residir legalmente nos EUA e viver sossegado, sem medo de fiscalizações, batidas policiais e a tão temida deportação.

O Green Card normalmente é concedido por autoridades americanas para os imigrantes que desejam residir e prestar serviços nos EUA. Todavia, cumpre esclarecer que nos EUA todos os vistos possuem prazo determinado, como por exemplo, o visto de estudantes e o visto para trabalho. Então, o Green Card é o documento que garante de forma definitiva a estadia com tranquilidade no país.

Para conseguir o documento é preciso seguir alguns requisitos: se casar com algum cidadão americano; ter algum famíliar que já seja cidadão americano e consiga bancar o seu Green Card. Você pode também ganhar o documento por meio de uma espécie de loteria que é feita todo ano. Ter algum visto para os EUA que assegure o requerimento do documento, por exemplo: visto EB-5, H-1B ou L1. Assim, de posse dos documentos é necessário fazer o pedido, que será analisado e poderá demorar alguns meses ou até mesmo anos, a depender da categoria.

APÓS CONSEGUIR O GREEN CARD

Com o Green Card em mãos, adquirido diretamente pelos canais do Governo ou através do Programa de Vistos de Diversidade (a loteria do Cartão Verde), você se torna um residente de maneira permanente nos EUA. Assim, poderá trabalhar, estudar e residir em solo norte-americano sem ter preocupação em ser deportado. 

Você também poderá ter vantagens legais, sendo possuidor de todos os direitos e proteções legais oferecidos pelo governo norte-americano, até nos níveis estatais e locais. Além do exposto, é importante você saber que após um termo, por volta de cinco anos, já é possível iniciar o processo para virar um cidadão americano.

Ressaltamos que todo e qualquer cidadão de qualquer país do mundo que queira ser cadidato a um Green Card. Não deve deixar de verificar todas as exigências do governo americano e pré-requisitos no próprio site da embaixada americana para que obtenha as informações corretas e necessárias de como proceder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *