CIDADANIA ITALIANA COMO REQUERER

Você é descendente de italianos e quer ter sua cidadania italiana reconhecida? Descubra como fazer o requerimento.

Inicialmente, cumpre destacar que toda pessoa que tiver um ascendente italiano possui direito à cidadania italiana. Também é possível conseguir a cidadania por matrimônio, mas a mais comum é por descendência.

No Brasil você pode realizar o processo por meio dos Consulados Italianos. Porém, fique ciente de que o tempo de espera é grande, portanto, tenha paciência, tendo em vista que a média é de 6 a 12 anos. A montagem do processo, de uma família não muito grande, gira em torno de R$ 10 mil reais.

Já na Itália, o processo é bem mais rápido, dura cerca de 3 meses e é realizado por meio das prefeituras. No entanto, todos os requerentes com mais de 18 anos necessitam ir pessoalmente até a Itália registrar residência. Apesar da agilidade, o processo é mais mais custoso tendo em vista ficar em torno de R$ 30 mil reais, pois inclui as passagens aéreas, hospedagem, certidões e assistência de profissionais para auxiliar no processo, dentre outros gastos.

concessão da cidadania italiana pode ocasionar inúmeros benefícios.

QUAIS OS PASSOS PARA CONQUISTAR A CIDADANIA ITALIANA?

De início é necessário montar a árvore genealógica; em seguida faça uma pesquisa e buque pelos documentos italianos originais de nascimento do descendente italiano e se ele tiver sido casado, também busque pela certidão de casamento. Após isso, procure pela documentação brasileira necessária.

Após a busca pela documentação, você precisará decidir como vai fazer a sua cidadania italiana: via judicial, fila do consulado brasileiro ou via administrativa. Depois, faça a análise dos documentos para fazer um planejamento e prever custos. 

Após analisar a documentação, se necessário faça as retificações necessárias. Após, é chegada a hora de montar o processo e depois ingressar conforme a via escolhida. Assim, após o deferimento do processo você já será considerado um cidadão italiano e deverá se inscrever no AIRE, se não for se tornar um residente italiano.

QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA FAZER O REQUERIMENTO?

Sem dúvidas, montar o arquivo com toda a documentação necessária para conseguir a cidadania italiana é a parte mais burocrática de todo o processo, sendo considerada a mais difícil. Mas fique atento aos documentos que serão necessários:

  • Certidão de nascimento do italiano até o requerente.
  • Certidão Negativa de Nacionalidade.
  • Certidão de óbito do italiano até o requerente.
  • Certidão de casamento do italiano até o requerente.

Ressalta-se que todos os documentos para requerimento da cidadania italiana necessitam ser de inteiro teor e todas as certidões precisam passar por um processo de revisão para verificar se todas as informações estão corretas, desde a escrita do sobrenome até todas as datas para evitar divergências e uma possível negação da cidadania.

Na cidadania italiana por casamento, a lista de documentos necessários é a seguinte:

  • Certidão de nascimento.
  • Comprovante de residência.
  • Certidão de casamento original.
  • Certificado de proficiência no nível B1 do idioma italiano.
  • Certidão de antecedentes criminais de todos os países em que o requerente tenha morado depois dos 14 anos de idade.
  • Certidão original de antecedentes criminais da Polícia Federal Brasileira.

BENEFÍCIOS DE TER A CIDADANIA ITALIANA

Ao receber a concessão da cidadania italiana, você garantirá alguns benefícios, como por exemplo: poder residir na Itália ou em algum país membro da União Europeia por tempo indeterminado. Assim, poderá desfrutar dos mesmos direitos e deveres dos cidadãos nativos, como educação, saúde, moradia, trabalho, lazer e também fazer os pagamentos das contribuições, uma vez que você se tornará um cidadão europeu. Além disso é possível se aposentar na Itália e transmitir a cidadania para seus descendentes.

Também haverá benefícios em relação aos estudos, uma vez que o acesso nas universidades será facilitado, bem como poderá usufruir de descontos que permitem pagar até três vezes menos que para estrangeiros. Sendo assim, há concessão de bolsas pelo Governo Italiano, Organizações Internacionais e outros Estados. O cidadão reconhecido como italiano também poderá transitar e residir em qualquer um dos 27 países da União Europeia sem precisar de vistos. O check-in da alfândega é bem ligeiro, com o passaporte italiano, o cidadão passa por uma fila diferenciada e livre de constrangimentos.

Por fim, a cidadania italiana também permite vantagens para visitar os Estados Unidos, não sendo necessário visto para entrada nos EUA, podendo permanecer por até 90 dias, ou seja, 3 meses, em razão do Programa de Isenção de Visto do qual a Itália é integrante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *